Em acordo com a American Tower, prefeitura vai usar a rede para desenvolvimento de novas soluções

de Redação do IPNews em 29 de maio de 2020

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a American Tower fecharam uma parceria para que a prefeitura possa utilizar a infraestrutura de rede IoT (internet das coisas) da empresa para o desenvolvimento de soluções de cidades inteligentes. O Centro de Operações, que hoje já combina 200 camadas de dados para apoiar a geração de insights para gestão pública, viu na parceria uma oportunidade de habilitar novos casos de uso de interesse das cidades.

“Quanto mais sensores da cidade a gente conseguir trazer para dentro do COR, mais informações poderemos fornecer para os cidadãos, para que eles tomem a melhor decisão para o seu dia a dia”, afirma o chefe executivo do Centro de Operações, Alexandre Cardeman.

Um exemplo de solução que já está utilizando a infraestrutura de rede da ATC é a gestão de inundação em pontos críticos da cidade, desenvolvidos pela startup carioca Noah. A solução foi desenvolvida na primeira fase do “Programa de Inovação COR”, que teve como objetivo o endereçamento de desafios reais da cidade por meio de startups. A startup Noah venceu o programa pela relevância do desafio endereçado e eficiência na execução da solução, que consiste em sensores instalados em locais específicos da cidade e uma plataforma para gestão dos dados no dashboard do Centro de Operações, permitindo que a Prefeitura se antecipe em casos de alagamento. Com base nas chuvas passadas, foram mapeados diversos pontos de alagamento, que serviram de base para a instalação dos sensores.

Presente na cidade do Rio de Janeiro desde o piloto realizado em 2017, a rede neutra LoRaWAN da American Tower habilita casos de uso que demandem baixo consumo de energia e baixo custo, tais como telegestão para iluminação pública, semáforo e estacionamento inteligente, medição remota de água, luz e gás, gestão de ativos e mobilidade urbana, entre outros.

“Estamos presentes em mais de 63% do PIB nacional cobrindo mais de 260 municípios, e vemos cidades inteligentes como uma das verticais mais promissoras no âmbito de IoT. Entendemos que essa parceria irá apoiar tanto a prefeitura no aumento do nível de gestão da cidade quanto no desenvolvimento do ecossistema local de parceiros”, comentou Daniel Laper, head de IoT da American Tower. A parceria é a primeira desta natureza para a ATC, que entende que acordos como este podem acelerar a maturação do mercado nessa vertical.

Publicado originalmente em: https://ipnews.com.br/centro-de-operacoes-rio-usa-rede-iot-para-tornar-cidade-mais-inteligente/

(Visited 301 times, 1 visits today)